mupe – museu de periferia do sitio cercado – reunião 04/07/2009

O encontro do MUPE no Sítio Cercado do dia 04 de Julho contou com a presença de artistas e expressões da cultura local. É a terceira reunião da comunidade visando a criação de um Ponto de Memória no bairro. Na ocasião apresentaram-se os grupos Ka-naombo, com trabalho de dança inspirado nas tradições afrodescendentes, O Resgate, um grupo de hip hop gospel, e o Grupo de Capoeira Arte Raça. O abaixo assinado solicitando uma oficina do Ibram foi encaminhado pelo mandato do deputado Angelo Vanhoni ao diretor do Departamento de Processos Museais do Ibram, Mario de Souza Chagas, que confirmou o recebimento da solicitação e pré agendou uma oficina para agosto, a qual ministrará pessoalmente, em data a ser definida.

O campo da museologia tem avançado muito no Brasil. O país contava com menos de 50 museus na primeira metade do século passado. Hoje são mais de 2.400 museus cadastrados oficialmente. O Governo Federal através dos pontos de memória tem incentivado o conceito de museu social, onde o direito à memoria se faz presente prioritariamente nas comunidades carentes, como estímulo ao fortalecimento de suas identidades culturais e usufruto da cidadania. A identificação do público com o patrimônio musealizado e sua utilização para gerar estímulos no sentido da conscientização e da ação sobre o real são hoje mais condizentes com o papel social esperado de um museu.

Grupo de Capoeira Arte Raça desenvolve trabalho social no Sitio Cercado integrando os jovens através da música e da dança

Os dois pontos de memória em funcionamento no Brasil, o MUF e o Museu da Maré, no Rio de Janeiro, estiveram em contato com a comunidade do Sítio Cercado através da visita das contadoras de histórias Afrolady e Marilene Nunes, em abril deste ano. O encontro, promovido pelo mandato do deputado Angelo Vanhoni em parceria com o Ibram, tinha por objetivo estimular os moradores do bairro a contarem a história da região, identificando seus valores culturais, apropriando-se das características e costumes locais como patrimônio comum na construção de sua identidade

A Política Nacional de Museus, que vem sendo implementada pelo Ministério da Cultura desde 2003, agora conta com um órgão específico para gerenciar e valorizar os museus em todo o país: o recém criado Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. Programas como os Pontos de Memória são uma frente ativa da polítca museológica na área social e prioridade do novo instituto. O Rio de Janeiro será a cidade sede da 23ª Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus (ICOM), marcada para junho de 2013. Depois da árdua disputa entre Moscou e Milão, o Rio ganhou com 53,2% dos votos apresentados pelos 170 Comitês Nacionais e 30 Comitês Internacionais de Estudos do ICOM. A decisão, tomada na sede da Unesco (Organização das Nações Unidas para a educação) – em Paris – demonstra a visibilidade e o papel de liderança que o campo museológico brasileiro vem assumindo no plano internacional.

O processo de sensibilização para a criação do MUPE vem contando com o apoio logístico da Associação Nossa Senhora da Luta, da ACNAP/Casa Brasil, Associação de Moradores Vila Vitória,  e o Pontão de Cultura Soylocoporti.

No evento do dia 04 de julho fizeram se representar os seguintes grupos e Associações

Associação comuitária Vila Vitoria – movimento de mulheres

Associação de Moradores Nossa Luta

Associação de Moradores e Amigos do Bairro Novo C

Conselho Comunitario de Segurança do Sitio Cercado

Grupo de Capoeira Arte Raça

Grupo Resgate – (Hip Hop)

Casa Brasil

ACNAP – Associação Cultural de Negritude e Ação Popular

Soylocoporti – Pontão de Cultura

Fotos: Michele Torinelli

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s